Os Quatro Elementos da Natureza
&
Os Quatro Naipes do Tarô
Os Quatro Naipes do Tarô têm uma ligação íntima e direta com Os Quatro Elementos da Natureza, e de forma resumida tentei reunir algumas das principais características que podem ser encontradas nas Copas, nos Ouros, nos Paus e nas Espadas quando em paralelo com os elementos disponíveis no Universo; pois são alicerces de fundamental importância nas interpretações simbólicas dos 56 Arcanos Menores.
- Água
O naipe de Paus em analogia com o elemento Fogo simboliza a vontade, a inspiração, a criação, a força criadora, o ânimo, a iniciativa, o progresso, os empreendimentos, o desenvolvimento, o idealismo, a invenção, a energia, as vivências e os acontecimentos. Em seu sentido negativo evidencia a voluntariedade, a presunção, a intolerância, o exibicionismo, o egoísmo, a ambição e os atritos.

Terra
O naipe de Ouros em analogia com o elemento Terra simboliza a concretização, a prática, o realismo, o desenvolvimento, a preservação, a frutificação, o esforço, a dedicação, o comércio, o dinheiro, a fecundidade, o corpo, o prazer, a segurança, a expansão, a propriedade e a estabilidade. De forma negativa evidencia a ambição, o materialismo, a possessividade, o apego, a avareza, a rigidez e a resistência ao novo.
O naipe de Espadas em analogia com o elemento Ar simboliza o pensamento, a inteligência, a racionalidade, a objetividade, o equilíbrio, a capacidade de julgamento, o intelecto agudo, o conhecimento claro, a distinção, a decisão, a ação, a luta, a tática, o verbo, o espírito crítico, a perspicácia e os conceitos. Negativamente evidencia o cinismo, a pretensão, a frieza, o calculismo, a impiedade e a ausência de sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário