segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Oração ecumênica pela paz

Oração Ecumênica pela Paz

Deus único de todas criaturas humanas, tu criaste a terra e o cosmo, em sua variedade, em sua beleza, em sua fragilidade. Também as diversas culturas e religiões estão à tua procura, origem de todas as coisas. Tu queres que todos sejam não uma ameaça, mas uma recíproca bênção. O mundo deve ser, segundo tua vontade, uma casa pacífica e habitável para todos. Escolheste o vizinho Oriente para que ele, conosco, tornasse conhecido o teu Nome e o teu Caminho em numerosos lugares. Abraão, pai na fé para Hebreus, Muçulmanos e Cristãos, escutou a tua chamada na Região entre o Eufrates e o Tigre, o atual Iraque. Prometeste de modo especial ao antigo e ao novo Povo de Israel vida e futuro.
Como mulheres e homens cristãos nós te agradecemos, sobretudo pelo Senhor Jesus Cristo, nosso Irmão. Ele é a nossa Paz. Ele veio abater muros e dar a todos, sem distinção, vida e futuro. Sentimo-nos em comunhão com as Igrejas do vizinho Oriente. Elas dão testemunho do Evangelho de Jesus, da força da liberdade sem violência e da certeza da Ressurreição. Nós te pedimos, também em união com os Irmãos e Irmãs daquelas regiões, que têm suas origens no vizinho Oriente. Tu nos criaste todos à tua imagem e semelhança. Todos são tua imagem. A todos os que te procuram na verdade inspiraste fome e sede de justiça e desejo de paz. Todos, Muçulmanos, Cristãos e Membros do Povo de Israel, aspiram ardentemente a reconciliação. Todos estão de luto pelas vítimas do ódio e da violência. Todos, segundo teu projeto, são chamados a colaborar na construção de um mundo novo.
Nós te pedimos: Tem misericórdia de todas as vítimas e de todos os culpados. Põe fim à espiral da violência, da inimizade, do ódio e da vingança. Dá a todos, sobretudo aos Responsáveis pela política, a convicção que o caminho da paz duradoura não é o da guerra, mas o da paz com justiça. Suscita, também hoje, em todas as religiões abraâmicas, pessoas que sejam instrumentos, mensageiras e mensageiros de um mundo diferente. Faze com que os corações se abram e cesse a guerra, ainda antes mesmo de começar. Dá a paz duradoura ao vizinho Oriente. Faze nascer para todos uma pátria segura.
Faze, Senhor, que todos os homens de boa vontade, de todas as religiões, do Norte e do Sul, do Oriente e do Ocidente, assumindo todos suas responsabilidades, derrubem as montanhas de mal-entendidos, preencham os grotões do ódio e abram estradas rumo a um futuro comum. Faze calar as armas nesse mundo, que é nosso único mundo, e faze ressoar sempre mais fortes os apelos da paz, paz para todos, sem diferenças.
Senhor, único Deus, faze de todos nós, instrumentos da tua Paz!

- (Coletado em evento do Rotary International)

Subsídios: Hermann Schalück, ofmColuna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/03, Títulos e Documentoshttp://www.borkenhagen.net/arquivos/mensageiro/20040917.

Nenhum comentário: