sábado, 12 de setembro de 2009

Origens e tradições do povo cigano

Quando tentamos buscar as origens e tradições do Povo Cigano, uma das maiores dificuldades com as quais nos deparamos é a falta de uma linguagem escrita, algo comum a vários povos e tradições antigas. Junte-se o fato de que o Povo Cigano ser vítima de preconceitos que provém de séculos de perseguições cuja origem pode conter um dos maiores segredos do cristianismo.
Assim, tudo o que sabemos a seu respeito em nossos dias deriva de inferências que se mesclam com lendas que fazem desse povo um verdadeiro mito vivo. O fato é que se trata uma das culturas pagãs mais antigas da atualidade, característica contrastante com sua natureza nômade, e que possui uma religiosidade bastante simples e pura, hoje mesclada ao cristianismo original.

A hipótese mais aceita pelos historiadores é que tenham vindo de algum lugar da Índia, empurrados pelas invasões sucessivas que o norte deste país sofreu. Em busca de melhores condições de vida, migraram então para o oeste, via Bálcãs. Há divergências quanto à época em que esta migração ocorreu. Alguns estabelecem um período muito longínquo, cerca de dois mil anos antes de Cristo e outros o fazem em épocas mais recentes, por volta do nono século de nossa Era. A hipótese mais razoável parece ser aquela que data esta migração no rastro daquela empreendida pelas nações celtas, em algum ponto do III século antes de Cristo.

Vários aspectos da cultura cigana são semelhantes aos usos e costumes dos hindus: sua forte religiosidade, o gosto por vestes coloridas, a musicalidade e a dança. O mesmo pode ser dito quanto ao tipo de pele do povo cigano original, muito próxima à tez morena do povo do norte da Índia. Ainda, o principal idioma falado pelos ciganos é bastante parecido com o sânscrito. Por fim, a padroeira deste povo, Santa Sara Kali, carrega em seu nome aquele de uma divindade hindu...

Hoje em dia, o nomadismo do povo cigano se reduziu bastante, seja na Europa, como nos Estados Unidos e até no Brasil, embora continuem preservando seus costumes. Mantém entretanto um conjunto de regras morais e religiosas bastante rígidas, que apenas contribuem para mantê-los à margem da sociedade estabelecida. Seu maior valor individual é a liberdade e portanto, preferem ser vistos como não pertencendo a uma nação específica. Este fato em muito contribuiu para as perseguições que sofreram ao longo dos séculos.

As atividades circenses têm sua origem nesse povo e demonstra claramente seu estilo de vida e habilidades. As antigas feiras de cavalos e a venda de tachos de cobre era uma outra maneira de ganhar a vida, enquanto que as mulheres muitas vezes liam as mãos para esse mesmo fim.

Os ciganos agrupam-se em clãs, numa estrutura social simples e com um líder e uma espécie de conselho dos mais velhos. Suas decisões são integralmente acatadas. Geralmente, existe a figura da shuvani, uma mulher com certos dons ou habilidades que fazem dela uma curandeira. Esses "segredos e mistérios" eram passados para uma outra menina (por volta dos 12 ou 13 anos) que tivesse os dons necessários para exercer essa atividade, não sendo de natureza hereditária.

Santa Sara e a conexão Maria Madalena

A Santa Sara venerada pelos ciganos é originalmente negra. Várias imagens de madonas negras eram cultuadas pelos antigos e Jung estabeleceu uma ligação com o culto de fertilidade associado à deusa Ísis. Este culto foi fortemente combatido nos primórdios da Igreja Cristã, associado ao paganismo que, nesta época, tinha uma conotação depreciativa.

Pesquisas mais recentes, entretanto, retratam Maria Madalena como a esposa de Jesus e como aquela que deu origem à lenda do Graal, sendo portadora da linhagem real ou sagrada. Uma das possíveis hipóteses é que ela trazia em seu ventre uma criança, que seria o filho de sangue de Jesus.

Em síntese, o que os ciganos cultuam, é a vinda de uma mulher de pele morena que teria chegado de barco num povoado do sul da França que hoje se denomina Saintes-Maries-de-la-Mer. Trazia uma criança em seu colo. Esta é a imagem mais comum "madona negra". A lenda diz que eram três as pessoas que lá chegaram, provavelmente Miriam (a mãe), Madalena e José de Arimatéia. Este último era um próspero comerciante de estanho e após tê-las instalado na região, seguiu para a Bretanha para cuidar de seus negócios. Futuramente, parece que Tiago, irmão de Jesus, também seguiu essa mesma rota.

O fato é que Madalena é considerada apóstola da (ou padroeira) da França. Curiosamente, o local do desembarque acolhe uma peregrinação de ciganos, especialmente os tchecos, que lá vem para adorar sua santa.

O tema é demais complexo e pode ser alcançado por meio de vários livros recentemente publicados. O fato é que a Sara que deu origem à lenda parece ter sido a herdeira de Jesus e Madalena, o que acrescenta mais uma nota ás razões das perseguições movidas pela Igreja Cristã de então. Sara seria a origem dos reis merovíngios, igualmente exterminados por meio de conspirações conduzidas pela Igreja de Paulo.

Nenhum comentário: